responsabilidade-social

   A FORTEC tem como um dos seus grandes objetivos preparar o aluno para o exercício da cidadania e sendo assim está sempre buscando alternativas para incentivá-los a praticarem ações que possam ser absorvidas pela comunidade, sendo assim a preocupação com a formação de cidadãos faz parte do projeto pedagógico da Escola.

   Para tanto, desenvolvemos, juntamente com professores e alunos projetos sociais explorando valores como cidadania, respeito, responsabilidade, solidariedade, entre outros. São eles :

VISITAS A CRECHES E ASILOS

   Este projeto faz parte do planejamento pedagógico e acontece anualmente em datas comemorativas. O objetivo, além do trabalho social, é despertar nos alunos o espírito de solidariedade e altruísmo.
Os alunos visitam creches e asilos de nossa região. Nos asilos, passam uma manhã com os idosos dando atenção e carinho, trocam informações sobre o dia-a-dia, sobre família, amigos profissão e vida e também levam produtos de higiene que são arrecadados em campanha realizada na Escola.
Nas creches, geralmente próximo à Páscoa, os alunos levam chocolates e doces arrecadados em Campanha na Escola. Levam muita animação para brincar com as crianças, roda de conversa, futebol, entre outras.

asilo
natal-solidario

NATAL SOLIDÁRIO

   O Projeto Natal Solidário é uma grande festa que a Fortec, juntamente com seus alunos, colaboradores e familiares proporciona às famílias carentes da região, em data próxima ao Natal.
No dia do evento, são oferecidos serviços como : corte de cabelo, manicure, atendimento jurídico, dentre outros serviços oferecidos por voluntários.
Há também apresentações de dança e música, brincadeiras e chegada do Papai Noel.
São atendidas 150 famílias e cerca de 300 crianças de diversos bairros carentes de São Vicente, Praia Grande e Cubatão.
Quando chegam pela manhã, as famílias recebem um delicioso café da manhã, e após as atividades, levam as cestas de Natal, além das sacolinhas das crianças, contendo brinquedo, roupa e sapato a iniciativa é possível graças ao trabalho em conjunto de alunos, pais, colaboradores, professores e de toda a comunidade escolar das unidades de São Vicente, Praia Grande e Cubatão da FORTEC, que realiza essa festa há 29 anos.

DO FUNDO DA LATA

    Durante todo o ano são realizadas várias campanhas para arrecadação de latinhas que tem procedência tanto externa quanto interna. Estas latinhas são vendidas e o dinheiro arrecadado é revertido na compra de cadeiras de rodas ou cadeiras de rodas de banho.
Estas cadeiras são entregues pelos alunos à pessoas que necessitam e que não tem condições de adquiri-las.
Este projeto possibilita além da consciência de que reciclar é importante e que mesmo o que em princípio poderia parecer lixo se torna peça importante no contexto geral; permite também que seja acentuada a importância da participação de todos pelo bem comum onde cada um tem um papel fundamental neste ato de desenvolver o sentimento de solidariedade, palavra simples porém transformada em ação concreta para um mundo melhor.

fundo-da-lata
informatica-nao-tem-idade

INFORMÁTICA NÃO TEM IDADE

  Este projeto tem como objetivo ensinar noções básicas da Informática para os alunos da melhor idade, acima de 60 anos, afinal, nunca é tarde para aprender.
O curso é gratuito e os alunos terão aulas como: Conceitos de hardware e partes do computador, sistema operacional do Windows, Pacote Office (Word, Power Point, Excel), Redes Sociais e muito mais, com direito a certificado.

SABÃO ECOLÓGICO

O descarte incorreto do óleo de cozinha em pias ou até mesmo nas ruas agride o meio ambiente, causando grandes perdas. Visando promover a consciência ambiental e cultivar o nosso planeta, a Fortec apresenta o “Projeto Sabão Ecológico”, uma iniciativa dos alunos com os professores e coordenadores com o objetivo de aproveitar esse produto usado nas frituras e reaproveitá-lo, evitando causar danos à natureza. Para dar o destino correto ao óleo que iremos descartar, a Fortec tem, em cada unidade, um galão para depósito deste óleo, que é reaproveitado através da transformação em sabão e doado para instituições carentes.

WhatsApp chat