proposta

A Escola Fortec propõe-se a práticas pedagógicas inovadoras, que estimulam o aluno a construir o conhecimento e a desenvolver competências. Metodologias que são mais participativas, estruturadas na prática, baseadas em situações reais, através de estudos de caso, pesquisas, solução de problemas, projetos e outras estratégias, especialmente algumas apoiadas em recursos da tecnologia educacional. Procura-se fortalecer a autonomia dos alunos na aprendizagem, desenvolvendo a capacidade crítica, a criatividade e a iniciativa. A abordagem por competências junta-se às exigências do foco no aluno. Conseqüentemente, professores e alunos são sujeitos da ação de ensinar e aprender. Unem-se em parceria na construção dos saberes, pela pesquisa e ensino, prática/ação e teoria/reflexão.

A proposta educacional da Fortec considera a criança nos seus contextos sociais, ambientais e culturais, e a coloca em contato com os mais variados conhecimentos para a construção de uma identidade autônoma. Assim, os projetos pedagógicos visam ao desenvolvimento do
raciocínio, do convívio e da socialização. Jogos e brincadeiras têm a função de transmitir conceitos básicos do dia-a-dia de forma lúdica e divertida, de modo que a criança encontre um ambiente acolhedor para expressar emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades.

Educação socioemocional

Precisamos sempre estar atentos aos movimentos que envolvem nossos jovens e crianças  na sociedade atual.

Existe atualmente uma questão urgente, o desequilíbrio emocional, jovens e crianças apresentam depressão, ansiedade, síndrome do pânico  e muitos outros distúrbios graves.

Inteligência emocional é a maior responsável pelo sucesso ou insucesso dos indivíduos. A maioria das situações de trabalho e da vida são envolvidas por relacionamentos entre as pessoas. Isso significa que pessoas com qualidades de relacionamento humano — como afabilidade, compreensão e gentileza — têm mais chances de alcançar o sucesso. A inteligência socioemocional pode ser desenvolvida, treinada e aprimorada com a construção de novos hábitos, novas formas de pensar e se comportar.

O objetivo da educação socioemocional na Fortec Praia Grande é desenvolver nos alunos a habilidade de lidar com suas emoções e com seus sentimentos.  Refere-se ao processo de entendimento e manejo das emoções, com empatia e pela tomada de decisão responsável.

Para que isso ocorra, é fundamental a promoção da educação socioemocional nas mais diferentes situações, dentro e fora da escola, pelo desenvolvimento das cinco competências apresentadas a seguir:

Autoconsciência

Envolve o conhecimento de cada pessoa, bem como de suas forças e limitações, sempre mantendo uma atitude otimista e voltada para o crescimento.

Autogestão

Relaciona-se ao gerenciamento eficiente do estresse, ao controle de impulsos e à definição de metas.

Consciência social

Necessita do exercício da empatia, do colocar-se “no lugar dos outros”, respeitando a diversidade.

Habilidades de relacionamento

Relacionam-se com as habilidades de ouvir com empatia, falar clara e objetivamente, cooperar com os demais, resistir à pressão social inadequada (ao bullying, por exemplo), solucionar conflitos de modo construtivo e respeitoso, bem como auxiliar o outro quando for o caso.

Tomada de decisão responsável

Preconiza as escolhas pessoais e as interações sociais de acordo com as normas, os cuidados com a segurança e os padrões éticos de uma sociedade.

Projetos pedagógicos

Educação socioemocional – O objetivo da educação socioemocional na Fortec Praia Grande é desenvolver nos alunos a habilidade de lidar com suas emoções e com seus sentimentos. Refere-se ao processo de entendimento e manejo das emoções, com empatia e pela tomada de decisão responsável. para que isso ocorra, é fundamental a promoção da educação socioemocional nas mais diferentes situações, dentro e fora da escola. Precisamos sempre estar atentos aos movimentos que envolvem nossos jovens e crianças na sociedade atual. Existe atualmente uma questão urgente, o desequilíbrio emocional, jovens e crianças apresentam depressão, ansiedade, síndrome do pânico e muitos outros distúrbios graves.
Inteligência emocional é a maior responsável pelo sucesso ou insucesso dos indivíduos. a maioria das situações de trabalho e da vida são envolvidas por relacionamentos entre as pessoas. isso significa que pessoas com qualidades de relacionamento humano — como afabilidade, compreensão e gentileza — têm mais chances de alcançar o sucesso. a inteligência socioemocional pode ser desenvolvida, treinada e aprimorada com a construção de novos hábitos, novas formas de pensar e se comportar.

Meditação – A meditação tem como objetivo controlar a ansiedade e reaprender a ser feliz. Este objetivo já é o bastante para termos definido a meditação como atividade diária obrigatória, num momento bem difícil ao qual estamos passando com altas taxas de suicídio de crianças e adolescentes, aumento da violência, ansiedade e depressão.
Muitas vezes as crianças e adolescentes acabam se sentindo sobrecarregados com questões pessoais, problemas familiares, pressão dos colegas, redes sociais, entre outros.
A meditação pode ajudar a diminuir os efeitos causados pela “pressão”, auxiliando no controle da ansiedade. Também ajuda a aumentar o otimismo e os níveis de atenção. Já a longo prazo, melhora o foco mental e a função cerebral.
Como esta prática fortalece a conexão mente-corpo, também ajuda a promover comportamentos mais saudáveis – especialmente no público adolescente. Em sala de aula, a meditação pode trazer diversos benefícios, como: Melhora no foco e no desempenho, mais calma e paciência, redução do estresse e da ansiedade, dentre outros.

Mascote – O presente projeto tem a finalidade de envolver a família no processo
ensino/aprendizagem, através de atividades diferenciadas. Espera-se que essa parceria
torne não somente um objeto de construção coletiva, mas que desperte o senso de
responsabilidade e interação entre escola, alunos e pais e venha contribuir com o
desenvolvimento da aprendizagem dos alunos de uma forma prazerosa.

Objetivos:
• Trabalhar a construção coletiva, respeito e cuidado com algo que se caracteriza patrimônio
de todos;

• Utilizar o diário que acompanhará a mascote como um gênero textual a ser trabalhado
pelos alunos;
• Estimular o grupo a ver o mundo como uma construção de responsabilidade de todos, que
devemos zelar pelo nosso planeta pensando em si, no outro e no mundo;
• Promover a interação entre escola e família;
• Promover momentos educativos entre professor, alunos e pais;
• Incentivar a produção de textos variados;
• Estimular a capacidade do aluno a pensar, construir, elaborar e reelaborar conceitos,
avaliar, criticar, interpretar, isto dentro de uma perspectiva dialética de construção do
conhecimento;

Mais importante do que ter acesso às informações é transformá-las em conhecimentos e saber aplicá-los. Nesta fase, o objetivo da Escola Fortec é estimular o aluno à reflexão, à busca da autonomia intelectual. Para isso, utilizam-se diversas fontes de informação e o contato com diferentes realidades. Os mais modernos recursos pedagógicos, incluindo laboratórios, computadores, material multimídia, internet e infraestrutura esportiva, dão suporte para ampliar a capacidade pessoal dos estudantes. No 1º ao 5º ano da Fortec, eles aprendem que têm o dom de pensar e logo existir para o mundo. Fazemos da sala de aula um espaço enriquecedor, com atividades interdisciplinares que desenvolvam competências. A Fortec trabalha para que os alunos de 6º ao 9º ano incorporem em suas vidas atitudes de solidariedade e cooperação, usem o diálogo para tomar decisões, e conscientizem-se de suas dependências e responsabilidades no mundo. O aluno é estimulado a questionar a realidade, formulando problemas e tratando de resolvê-los, utilizando, para isso, pensamento lógico, criatividade, intuição e capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.

APOIO PEDAGÓGICO: Um diferencial da Fortec para os nossos alunos do 1º ao 5º ano é o Apoio Pedagógico nas disciplinas de Português e Matemática. O objetivo é a evolução do aprendizado dos educandos, consolidando e ampliando os conhecimentos, enriquecendo as experiências, para assim ajudá-⁠los a vencer os obstáculos presentes no seu dia-⁠a-⁠dia na escola.

Educação socioemocional

Precisamos sempre estar atentos aos movimentos que envolvem nossos jovens e crianças  na sociedade atual.

Existe atualmente uma questão urgente, o desequilíbrio emocional, jovens e crianças apresentam depressão, ansiedade, síndrome do pânico  e muitos outros distúrbios graves.

Inteligência emocional é a maior responsável pelo sucesso ou insucesso dos indivíduos. A maioria das situações de trabalho e da vida são envolvidas por relacionamentos entre as pessoas. Isso significa que pessoas com qualidades de relacionamento humano — como afabilidade, compreensão e gentileza — têm mais chances de alcançar o sucesso. A inteligência socioemocional pode ser desenvolvida, treinada e aprimorada com a construção de novos hábitos, novas formas de pensar e se comportar.

O objetivo da educação socioemocional na Fortec Praia Grande é desenvolver nos alunos a habilidade de lidar com suas emoções e com seus sentimentos.  Refere-se ao processo de entendimento e manejo das emoções, com empatia e pela tomada de decisão responsável.

Para que isso ocorra, é fundamental a promoção da educação socioemocional nas mais diferentes situações, dentro e fora da escola, pelo desenvolvimento das cinco competências apresentadas a seguir:

Autoconsciência

Envolve o conhecimento de cada pessoa, bem como de suas forças e limitações, sempre mantendo uma atitude otimista e voltada para o crescimento.

Autogestão

Relaciona-se ao gerenciamento eficiente do estresse, ao controle de impulsos e à definição de metas.

Consciência social

Necessita do exercício da empatia, do colocar-se “no lugar dos outros”, respeitando a diversidade.

Habilidades de relacionamento

Relacionam-se com as habilidades de ouvir com empatia, falar clara e objetivamente, cooperar com os demais, resistir à pressão social inadequada (ao bullying, por exemplo), solucionar conflitos de modo construtivo e respeitoso, bem como auxiliar o outro quando for o caso.

Tomada de decisão responsável

Preconiza as escolhas pessoais e as interações sociais de acordo com as normas, os cuidados com a segurança e os padrões éticos de uma sociedade.

Projetos sociais

Do Fundo da Lata – Realizamos uma campanha de arrecadação de latas de alumínio para serem trocadas por cadeiras de rodas e doadas a deficientes carentes da comunidade.

Natal Solidário – É uma festa que une solidariedade, lazer e prestação de serviço, onde 120 famílias carentes são atendidas por médicos, dentistas, enfermeiros, cabeleireiros, manicures, advogados e outros profissionais. Além de receberem presentes, cestas de Natal e muita solidariedade de alunos, professores e comunidade em geral.

Visita ao Asilo e Visita a Creche – Neste projeto os alunos fazem antecipadamente à visita uma campanha de arrecadação de produtos de higiene pessoal para serem entregues na Visita ao Asilo e de chocolates para serem entregues no dia da visita a Creche, proporcionando lhes mais alegria e praticando a solidariedade.

Sabão Ecológico – O descarte incorreto do óleo de cozinha em pias ou até mesmo nas ruas agride o meio ambiente, causando grandes perdas. Visando promover a consciência ambiental e cultivar o nosso planeta, a Fortec apresenta o “Projeto Sabão Ecológico”, uma iniciativa dos alunos com os professores e coordenadores com o objetivo de aproveitar esse produto usado nas frituras e reaproveitá-lo, evitando causar danos à natureza. Para dar o destino correto ao óleo que iremos descartar, a Fortec tem, em cada unidade, um galão para depósito deste óleo, que é reaproveitado através da transformação em sabão e doado para instituições carentes.

Projetos pedagógicos

Projeto Do Re Mi Fa – O objetivo do Projeto é realizar a continuação das aulas de Música, auxiliando na melhora do foco do aluno e sua autoestima.

Alimentação nota 10 – O Projeto incentiva o hábito alimentar saudável, onde as crianças aprenderão sobre os diversos tipos de alimentos, seus benefícios e malefícios para a saúde, através de receitas práticas e pesquisas.

Educação socioemocional – O objetivo da educação socioemocional na Fortec Praia Grande é desenvolver nos alunos a habilidade de lidar com suas emoções e com seus sentimentos. Refere-se ao processo de entendimento e manejo das emoções, com empatia e pela tomada de decisão responsável. para que isso ocorra, é fundamental a promoção da educação socioemocional nas mais diferentes situações, dentro e fora da escola. Precisamos sempre estar atentos aos movimentos que envolvem nossos jovens e crianças na sociedade atual. Existe atualmente uma questão urgente, o desequilíbrio emocional, jovens e crianças apresentam depressão, ansiedade, síndrome do pânico e muitos outros distúrbios graves.
Inteligência emocional é a maior responsável pelo sucesso ou insucesso dos indivíduos. a maioria das situações de trabalho e da vida são envolvidas por relacionamentos entre as pessoas. isso significa que pessoas com qualidades de relacionamento humano — como afabilidade, compreensão e gentileza — têm mais chances de alcançar o sucesso. a inteligência socioemocional pode ser desenvolvida, treinada e aprimorada com a construção de novos hábitos, novas formas de pensar e se comportar.

Meditação – A meditação tem como objetivo controlar a ansiedade e reaprender a ser feliz. Este objetivo já é o bastante para termos definido a meditação como atividade diária obrigatória, num momento bem difícil ao qual estamos passando com altas taxas de suicídio de crianças e adolescentes, aumento da violência, ansiedade e depressão.
Muitas vezes as crianças e adolescentes acabam se sentindo sobrecarregados com questões pessoais, problemas familiares, pressão dos colegas, redes sociais, entre outros.
A meditação pode ajudar a diminuir os efeitos causados pela “pressão”, auxiliando no controle da ansiedade. Também ajuda a aumentar o otimismo e os níveis de atenção. Já a longo prazo, melhora o foco mental e a função cerebral.
Como esta prática fortalece a conexão mente-corpo, também ajuda a promover comportamentos mais saudáveis – especialmente no público adolescente. Em sala de aula, a meditação pode trazer diversos benefícios, como: Melhora no foco e no desempenho, mais calma e paciência, redução do estresse e da ansiedade, dentre outros.

Mascote – O presente projeto tem a finalidade de envolver a família no processo
ensino/aprendizagem, através de atividades diferenciadas. Espera-se que essa parceria
torne não somente um objeto de construção coletiva, mas que desperte o senso de
responsabilidade e interação entre escola, alunos e pais e venha contribuir com o
desenvolvimento da aprendizagem dos alunos de uma forma prazerosa.

Objetivos:
• Trabalhar a construção coletiva, respeito e cuidado com algo que se caracteriza patrimônio
de todos;

• Utilizar o diário que acompanhará a mascote como um gênero textual a ser trabalhado
pelos alunos;
• Estimular o grupo a ver o mundo como uma construção de responsabilidade de todos, que
devemos zelar pelo nosso planeta pensando em si, no outro e no mundo;
• Promover a interação entre escola e família;
• Promover momentos educativos entre professor, alunos e pais;
• Incentivar a produção de textos variados;
• Estimular a capacidade do aluno a pensar, construir, elaborar e reelaborar conceitos,
avaliar, criticar, interpretar, isto dentro de uma perspectiva dialética de construção do
conhecimento;

Mais importante do que ter acesso às informações é transformá-las em conhecimentos e saber aplicá-los. Nesta fase, o objetivo da Escola Fortec é estimular o aluno à reflexão, à busca da autonomia intelectual. Para isso, utilizam-se diversas fontes de informação e o contato com diferentes realidades. Os mais modernos recursos pedagógicos, incluindo laboratórios, computadores, material multimídia, internet e infraestrutura esportiva, dão suporte para ampliar a capacidade pessoal dos estudantes.  Fazemos da sala de aula um espaço enriquecedor, com atividades interdisciplinares que desenvolvam competências. A Fortec trabalha para que os alunos de 6º ao 9º ano incorporem em suas vidas atitudes de solidariedade e cooperação, usem o diálogo para tomar decisões, e conscientizem-se de suas dependências e responsabilidades no mundo. O aluno é estimulado a questionar a realidade, formulando problemas e tratando de resolvê-los, utilizando, para isso, pensamento lógico, criatividade, intuição e capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.

Educação socioemocional

Precisamos sempre estar atentos aos movimentos que envolvem nossos jovens e crianças  na sociedade atual.

Existe atualmente uma questão urgente, o desequilíbrio emocional, jovens e crianças apresentam depressão, ansiedade, síndrome do pânico  e muitos outros distúrbios graves.

Inteligência emocional é a maior responsável pelo sucesso ou insucesso dos indivíduos. A maioria das situações de trabalho e da vida são envolvidas por relacionamentos entre as pessoas. Isso significa que pessoas com qualidades de relacionamento humano — como afabilidade, compreensão e gentileza — têm mais chances de alcançar o sucesso. A inteligência socioemocional pode ser desenvolvida, treinada e aprimorada com a construção de novos hábitos, novas formas de pensar e se comportar.

O objetivo da educação socioemocional na Fortec Praia Grande é desenvolver nos alunos a habilidade de lidar com suas emoções e com seus sentimentos.  Refere-se ao processo de entendimento e manejo das emoções, com empatia e pela tomada de decisão responsável.

Para que isso ocorra, é fundamental a promoção da educação socioemocional nas mais diferentes situações, dentro e fora da escola, pelo desenvolvimento das cinco competências apresentadas a seguir:

Autoconsciência

Envolve o conhecimento de cada pessoa, bem como de suas forças e limitações, sempre mantendo uma atitude otimista e voltada para o crescimento.

Autogestão

Relaciona-se ao gerenciamento eficiente do estresse, ao controle de impulsos e à definição de metas.

Consciência social

Necessita do exercício da empatia, do colocar-se “no lugar dos outros”, respeitando a diversidade.

Habilidades de relacionamento

Relacionam-se com as habilidades de ouvir com empatia, falar clara e objetivamente, cooperar com os demais, resistir à pressão social inadequada (ao bullying, por exemplo), solucionar conflitos de modo construtivo e respeitoso, bem como auxiliar o outro quando for o caso.

Tomada de decisão responsável

Preconiza as escolhas pessoais e as interações sociais de acordo com as normas, os cuidados com a segurança e os padrões éticos de uma sociedade.

Projetos sociais

Do Fundo da Lata – Realizamos uma campanha de arrecadação de latas de alumínio para serem trocadas por cadeiras de rodas e doadas a deficientes carentes da comunidade.

Natal Solidário – É uma festa que une solidariedade, lazer e prestação de serviço, onde 120 famílias carentes são atendidas por médicos, dentistas, enfermeiros, cabeleireiros, manicures, advogados e outros profissionais. Além de receberem presentes, cestas de Natal e muita solidariedade de alunos, professores e comunidade em geral.

Visita ao Asilo e Visita a Creche – Neste projeto os alunos fazem antecipadamente à visita uma campanha de arrecadação de produtos de higiene pessoal para serem entregues na Visita ao Asilo e de chocolates para serem entregues no dia da visita a Creche, proporcionando lhes mais alegria e praticando a solidariedade.

Sabão Ecológico – O descarte incorreto do óleo de cozinha em pias ou até mesmo nas ruas agride o meio ambiente, causando grandes perdas. Visando promover a consciência ambiental e cultivar o nosso planeta, a Fortec apresenta o “Projeto Sabão Ecológico”, uma iniciativa dos alunos com os professores e coordenadores com o objetivo de aproveitar esse produto usado nas frituras e reaproveitá-lo, evitando causar danos à natureza. Para dar o destino correto ao óleo que iremos descartar, a Fortec tem, em cada unidade, um galão para depósito deste óleo, que é reaproveitado através da transformação em sabão e doado para instituições carentes.

Projetos pedagógicos

Projeto Do Re Mi Fa – O objetivo do Projeto é realizar a continuação das aulas de Música, auxiliando na melhora do foco do aluno e sua autoestima.

Alimentação nota 10 – O Projeto incentiva o hábito alimentar saudável, onde as crianças aprenderão sobre os diversos tipos de alimentos, seus benefícios e malefícios para a saúde, através de receitas práticas e pesquisas.

Educação socioemocional – O objetivo da educação socioemocional na Fortec Praia Grande é desenvolver nos alunos a habilidade de lidar com suas emoções e com seus sentimentos. Refere-se ao processo de entendimento e manejo das emoções, com empatia e pela tomada de decisão responsável. para que isso ocorra, é fundamental a promoção da educação socioemocional nas mais diferentes situações, dentro e fora da escola. Precisamos sempre estar atentos aos movimentos que envolvem nossos jovens e crianças na sociedade atual. Existe atualmente uma questão urgente, o desequilíbrio emocional, jovens e crianças apresentam depressão, ansiedade, síndrome do pânico e muitos outros distúrbios graves.
Inteligência emocional é a maior responsável pelo sucesso ou insucesso dos indivíduos. a maioria das situações de trabalho e da vida são envolvidas por relacionamentos entre as pessoas. isso significa que pessoas com qualidades de relacionamento humano — como afabilidade, compreensão e gentileza — têm mais chances de alcançar o sucesso. a inteligência socioemocional pode ser desenvolvida, treinada e aprimorada com a construção de novos hábitos, novas formas de pensar e se comportar.

Meditação – A meditação tem como objetivo controlar a ansiedade e reaprender a ser feliz. Este objetivo já é o bastante para termos definido a meditação como atividade diária obrigatória, num momento bem difícil ao qual estamos passando com altas taxas de suicídio de crianças e adolescentes, aumento da violência, ansiedade e depressão.
Muitas vezes as crianças e adolescentes acabam se sentindo sobrecarregados com questões pessoais, problemas familiares, pressão dos colegas, redes sociais, entre outros.
A meditação pode ajudar a diminuir os efeitos causados pela “pressão”, auxiliando no controle da ansiedade. Também ajuda a aumentar o otimismo e os níveis de atenção. Já a longo prazo, melhora o foco mental e a função cerebral.
Como esta prática fortalece a conexão mente-corpo, também ajuda a promover comportamentos mais saudáveis – especialmente no público adolescente. Em sala de aula, a meditação pode trazer diversos benefícios, como: Melhora no foco e no desempenho, mais calma e paciência, redução do estresse e da ansiedade, dentre outros.

Este é o momento do aluno consolidar sua personalidade e decidir o futuro profissional. É uma etapa da educação que deve estar afinada com a contemporaneidade, com a construção de competências básicas e com o aprimoramento do aluno como pessoa, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico. No Ensino Médio da Escola Fortec, o aluno aprende novas habilidades e acompanha as constantes mudanças que caracterizam a produção no nosso tempo. Atividades de pesquisa, trabalho em conjunto, competência comunicativa, aprendizado colaborativo e participação em projetos sociais são exemplos de uma formação crítica, ética e empreendedora que o aluno da Fortec recebe para o desenvolvimento de suas competências, para continuar aprendendo, de forma autônoma e crítica, em níveis cada vez mais complexos de estudos. Mais do que cumprir requisitos escolares, o aluno é levado a empregar o conhecimento adquirido para enfrentar situações do dia-⁠a-⁠dia. No Ensino Médio da Fortec nos preocupamos também em oferecer preparação e orientação básica para o desenvolvimento de competências que lhe garantam uma escolha profissional acertada.

Educação socioemocional

Precisamos sempre estar atentos aos movimentos que envolvem nossos jovens e crianças  na sociedade atual.

Existe atualmente uma questão urgente, o desequilíbrio emocional, jovens e crianças apresentam depressão, ansiedade, síndrome do pânico  e muitos outros distúrbios graves.

Inteligência emocional é a maior responsável pelo sucesso ou insucesso dos indivíduos. A maioria das situações de trabalho e da vida são envolvidas por relacionamentos entre as pessoas. Isso significa que pessoas com qualidades de relacionamento humano — como afabilidade, compreensão e gentileza — têm mais chances de alcançar o sucesso. A inteligência socioemocional pode ser desenvolvida, treinada e aprimorada com a construção de novos hábitos, novas formas de pensar e se comportar.

O objetivo da educação socioemocional na Fortec Praia Grande é desenvolver nos alunos a habilidade de lidar com suas emoções e com seus sentimentos.  Refere-se ao processo de entendimento e manejo das emoções, com empatia e pela tomada de decisão responsável.

Para que isso ocorra, é fundamental a promoção da educação socioemocional nas mais diferentes situações, dentro e fora da escola, pelo desenvolvimento das cinco competências apresentadas a seguir:

Autoconsciência

Envolve o conhecimento de cada pessoa, bem como de suas forças e limitações, sempre mantendo uma atitude otimista e voltada para o crescimento.

Autogestão

Relaciona-se ao gerenciamento eficiente do estresse, ao controle de impulsos e à definição de metas.

Consciência social

Necessita do exercício da empatia, do colocar-se “no lugar dos outros”, respeitando a diversidade.

Habilidades de relacionamento

Relacionam-se com as habilidades de ouvir com empatia, falar clara e objetivamente, cooperar com os demais, resistir à pressão social inadequada (ao bullying, por exemplo), solucionar conflitos de modo construtivo e respeitoso, bem como auxiliar o outro quando for o caso.

Tomada de decisão responsável

Preconiza as escolhas pessoais e as interações sociais de acordo com as normas, os cuidados com a segurança e os padrões éticos de uma sociedade.

Projetos sociais

Do Fundo da Lata – Realizamos uma campanha de arrecadação de latas de alumínio para serem trocadas por cadeiras de rodas e doadas a deficientes carentes da comunidade.

Natal Solidário – É uma festa que une solidariedade, lazer e prestação de serviço, onde 120 famílias carentes são atendidas por médicos, dentistas, enfermeiros, cabeleireiros, manicures, advogados e outros profissionais. Além de receberem presentes, cestas de Natal e muita solidariedade de alunos, professores e comunidade em geral.

Visita ao Asilo e Visita a Creche – Neste projeto os alunos fazem antecipadamente à visita uma campanha de arrecadação de produtos de higiene pessoal para serem entregues na Visita ao Asilo e de chocolates para serem entregues no dia da visita a Creche, proporcionando lhes mais alegria e praticando a solidariedade.

Informática não tem idade – Este projeto tem como objetivo ensinar noções básicas da Informática para os alunos da melhor idade, acima de 60 anos, afinal, nunca é tarde para aprender. O curso é gratuito e os alunos terão aulas como: Conceitos de hardware e partes do computador, sistema operacional do Windows, Pacote Office (Word, Power Point, Excel), Redes Sociais e muito mais, com direito a certificado.

Sabão Ecológico – O descarte incorreto do óleo de cozinha em pias ou até mesmo nas ruas agride o meio ambiente, causando grandes perdas. Visando promover a consciência ambiental e cultivar o nosso planeta, a Fortec apresenta o “Projeto Sabão Ecológico”, uma iniciativa dos alunos com os professores e coordenadores com o objetivo de aproveitar esse produto usado nas frituras e reaproveitá-lo, evitando causar danos à natureza. Para dar o destino correto ao óleo que iremos descartar, a Fortec tem, em cada unidade, um galão para depósito deste óleo, que é reaproveitado através da transformação em sabão e doado para instituições carentes.

Projetos pedagógicos

Projeto Do Re Mi Fa – O objetivo do Projeto é realizar a continuação das aulas de Música, auxiliando na melhora do foco do aluno e sua autoestima.

Projeto de Vida – 1º ano do Ensino Médio – Tem como objetivo fazer com que os alunos reflitam sobre a real situação da vida deles e sobre os projetos de vida que ele que para o futuro. Essa disciplina vai ajudá-los a refletir sobre a posição social a que ele se encontra e a que ele quer chegar, tanto como pessoal e como profissional, a área que ele que vai escolher para a carreira profissional e como ela irá impactar na vida dele e da sociedade. Além de debater sobre os temas contemporâneos: práticas sociais, política, economia mundial, etc. . Outro ponto importante é fazer com que os jovens se reconheçam, se identifiquem, trate de suas questões e conflitos interiores, se reconheça e valorize suas características para se conhecer e alcançar seus objetivos.

Educação socioemocional – O objetivo da educação socioemocional na Fortec Praia Grande é desenvolver nos alunos a habilidade de lidar com suas emoções e com seus sentimentos. Refere-se ao processo de entendimento e manejo das emoções, com empatia e pela tomada de decisão responsável. para que isso ocorra, é fundamental a promoção da educação socioemocional nas mais diferentes situações, dentro e fora da escola. Precisamos sempre estar atentos aos movimentos que envolvem nossos jovens e crianças na sociedade atual. Existe atualmente uma questão urgente, o desequilíbrio emocional, jovens e crianças apresentam depressão, ansiedade, síndrome do pânico e muitos outros distúrbios graves.
Inteligência emocional é a maior responsável pelo sucesso ou insucesso dos indivíduos. a maioria das situações de trabalho e da vida são envolvidas por relacionamentos entre as pessoas. isso significa que pessoas com qualidades de relacionamento humano — como afabilidade, compreensão e gentileza — têm mais chances de alcançar o sucesso. a inteligência socioemocional pode ser desenvolvida, treinada e aprimorada com a construção de novos hábitos, novas formas de pensar e se comportar.

Meditação – A meditação tem como objetivo controlar a ansiedade e reaprender a ser feliz. Este objetivo já é o bastante para termos definido a meditação como atividade diária obrigatória, num momento bem difícil ao qual estamos passando com altas taxas de suicídio de crianças e adolescentes, aumento da violência, ansiedade e depressão.
Muitas vezes as crianças e adolescentes acabam se sentindo sobrecarregados com questões pessoais, problemas familiares, pressão dos colegas, redes sociais, entre outros.
A meditação pode ajudar a diminuir os efeitos causados pela “pressão”, auxiliando no controle da ansiedade. Também ajuda a aumentar o otimismo e os níveis de atenção. Já a longo prazo, melhora o foco mental e a função cerebral.
Como esta prática fortalece a conexão mente-corpo, também ajuda a promover comportamentos mais saudáveis – especialmente no público adolescente. Em sala de aula, a meditação pode trazer diversos benefícios, como: Melhora no foco e no desempenho, mais calma e paciência, redução do estresse e da ansiedade, dentre outros.

Este é o momento do aluno consolidar sua personalidade e decidir o futuro profissional. É uma etapa da educação que deve estar afinada com a contemporaneidade, com a construção de competências básicas e com o aprimoramento do aluno como pessoa, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.

No ensino médio da Fortec, o aluno desenvolve novas habilidades e acompanha as constantes mudanças que caracterizam a produção no nosso tempo. Atividades de pesquisa, trabalho em conjunto, competência comunicativa, aprendizado colaborativo e participação em projetos sociais são exemplos de uma formação crítica e empreendedora que o aluno da Fortec recebe para o desenvolvimento de suas competências, para continuar aprendendo, de forma autônoma e crítica, em níveis cada vez mais complexos de estudos.

Mais do que cumprir requisitos escolares, o aluno é levado a empregar o conhecimento adquirido para enfrentar situações do dia a dia.

A preocupação também é em oferecer preparação e orientação básica para o desenvolvimento de competências que lhe garantam uma escolha profissional acertada.

A proposta e o objetivo do ensino técnico visa formar trabalhadores integrados em equipes , capazes de desenvolver pensamentos complexos, com elevada dose de abstração, com iniciativa e responsabilidade para decidir, ensinando os alunos a aprender, como estratégia adaptativa em um mundo que muda com a velocidade muito rápida. Somente uma sólida formação em conhecimentos básicos poderá, portanto, instrumentalizar nossos estudantes para um futuro mais seguro e com menor nível de apreensão.

Educação socioemocional

Precisamos sempre estar atentos aos movimentos que envolvem nossos jovens e crianças  na sociedade atual.

Existe atualmente uma questão urgente, o desequilíbrio emocional, jovens e crianças apresentam depressão, ansiedade, síndrome do pânico  e muitos outros distúrbios graves.

Inteligência emocional é a maior responsável pelo sucesso ou insucesso dos indivíduos. A maioria das situações de trabalho e da vida são envolvidas por relacionamentos entre as pessoas. Isso significa que pessoas com qualidades de relacionamento humano — como afabilidade, compreensão e gentileza — têm mais chances de alcançar o sucesso. A inteligência socioemocional pode ser desenvolvida, treinada e aprimorada com a construção de novos hábitos, novas formas de pensar e se comportar.

O objetivo da educação socioemocional na Fortec Praia Grande é desenvolver nos alunos a habilidade de lidar com suas emoções e com seus sentimentos.  Refere-se ao processo de entendimento e manejo das emoções, com empatia e pela tomada de decisão responsável.

Para que isso ocorra, é fundamental a promoção da educação socioemocional nas mais diferentes situações, dentro e fora da escola, pelo desenvolvimento das cinco competências apresentadas a seguir:

Autoconsciência

Envolve o conhecimento de cada pessoa, bem como de suas forças e limitações, sempre mantendo uma atitude otimista e voltada para o crescimento.

Autogestão

Relaciona-se ao gerenciamento eficiente do estresse, ao controle de impulsos e à definição de metas.

Consciência social

Necessita do exercício da empatia, do colocar-se “no lugar dos outros”, respeitando a diversidade.

Habilidades de relacionamento

Relacionam-se com as habilidades de ouvir com empatia, falar clara e objetivamente, cooperar com os demais, resistir à pressão social inadequada (ao bullying, por exemplo), solucionar conflitos de modo construtivo e respeitoso, bem como auxiliar o outro quando for o caso.

Tomada de decisão responsável

Preconiza as escolhas pessoais e as interações sociais de acordo com as normas, os cuidados com a segurança e os padrões éticos de uma sociedade.

Projetos sociais

Do Fundo da Lata – Realizamos uma campanha de arrecadação de latas de alumínio para serem trocadas por cadeiras de rodas e doadas a deficientes carentes da comunidade.

Natal Solidário – É uma festa que une solidariedade, lazer e prestação de serviço, onde 120 famílias carentes são atendidas por médicos, dentistas, enfermeiros, cabeleireiros, manicures, advogados e outros profissionais. Além de receberem presentes, cestas de Natal e muita solidariedade de alunos, professores e comunidade em geral.

Visita ao Asilo e Visita a Creche – Neste projeto os alunos fazem antecipadamente à visita uma campanha de arrecadação de produtos de higiene pessoal para serem entregues na Visita ao Asilo e de chocolates para serem entregues no dia da visita a Creche, proporcionando lhes mais alegria e praticando a solidariedade.

Informática não tem idade – Este projeto tem como objetivo ensinar noções básicas da Informática para os alunos da melhor idade, acima de 60 anos, afinal, nunca é tarde para aprender. O curso é gratuito e os alunos terão aulas como: Conceitos de hardware e partes do computador, sistema operacional do Windows, Pacote Office (Word, Power Point, Excel), Redes Sociais e muito mais, com direito a certificado.

Sabão Ecológico – O descarte incorreto do óleo de cozinha em pias ou até mesmo nas ruas agride o meio ambiente, causando grandes perdas. Visando promover a consciência ambiental e cultivar o nosso planeta, a Fortec apresenta o “Projeto Sabão Ecológico”, uma iniciativa dos alunos com os professores e coordenadores com o objetivo de aproveitar esse produto usado nas frituras e reaproveitá-lo, evitando causar danos à natureza. Para dar o destino correto ao óleo que iremos descartar, a Fortec tem, em cada unidade, um galão para depósito deste óleo, que é reaproveitado através da transformação em sabão e doado para instituições carentes.

Projetos pedagógicos

Projeto Do Re Mi Fa – O objetivo do Projeto é realizar a continuação das aulas de Música, auxiliando na melhora do foco do aluno e sua autoestima.

Projeto de Vida – 1º ano do Ensino Médio – Tem como objetivo fazer com que os alunos reflitam sobre a real situação da vida deles e sobre os projetos de vida que ele que para o futuro. Essa disciplina vai ajudá-los a refletir sobre a posição social a que ele se encontra e a que ele quer chegar, tanto como pessoal e como profissional, a área que ele que vai escolher para a carreira profissional e como ela irá impactar na vida dele e da sociedade. Além de debater sobre os temas contemporâneos: práticas sociais, política, economia mundial, etc. . Outro ponto importante é fazer com que os jovens se reconheçam, se identifiquem, trate de suas questões e conflitos interiores, se reconheça e valorize suas características para se conhecer e alcançar seus objetivos.

Educação socioemocional – O objetivo da educação socioemocional na Fortec Praia Grande é desenvolver nos alunos a habilidade de lidar com suas emoções e com seus sentimentos. Refere-se ao processo de entendimento e manejo das emoções, com empatia e pela tomada de decisão responsável. para que isso ocorra, é fundamental a promoção da educação socioemocional nas mais diferentes situações, dentro e fora da escola. Precisamos sempre estar atentos aos movimentos que envolvem nossos jovens e crianças na sociedade atual. Existe atualmente uma questão urgente, o desequilíbrio emocional, jovens e crianças apresentam depressão, ansiedade, síndrome do pânico e muitos outros distúrbios graves.
Inteligência emocional é a maior responsável pelo sucesso ou insucesso dos indivíduos. a maioria das situações de trabalho e da vida são envolvidas por relacionamentos entre as pessoas. isso significa que pessoas com qualidades de relacionamento humano — como afabilidade, compreensão e gentileza — têm mais chances de alcançar o sucesso. a inteligência socioemocional pode ser desenvolvida, treinada e aprimorada com a construção de novos hábitos, novas formas de pensar e se comportar.

Meditação – A meditação tem como objetivo controlar a ansiedade e reaprender a ser feliz. Este objetivo já é o bastante para termos definido a meditação como atividade diária obrigatória, num momento bem difícil ao qual estamos passando com altas taxas de suicídio de crianças e adolescentes, aumento da violência, ansiedade e depressão.
Muitas vezes as crianças e adolescentes acabam se sentindo sobrecarregados com questões pessoais, problemas familiares, pressão dos colegas, redes sociais, entre outros.
A meditação pode ajudar a diminuir os efeitos causados pela “pressão”, auxiliando no controle da ansiedade. Também ajuda a aumentar o otimismo e os níveis de atenção. Já a longo prazo, melhora o foco mental e a função cerebral.
Como esta prática fortalece a conexão mente-corpo, também ajuda a promover comportamentos mais saudáveis – especialmente no público adolescente. Em sala de aula, a meditação pode trazer diversos benefícios, como: Melhora no foco e no desempenho, mais calma e paciência, redução do estresse e da ansiedade, dentre outros.

Os cursos técnicos subsequentes são destinados a estudantes que á concluíram o ensino médio. Após a conclusão, o aluno recebe a certificação técnica na área escolhida. O mundo contemporâneo sofre os efeitos de uma nova revolução tecnológica (a revolução da microeletrônica) que traz no seu bojo consequências radicais para o mundo da escola.

A proposta do ensino técnico visar formar trabalhadores integrados em equipes, capazes de desenvolver pensamentos complexos, com elevada dose de abstração, com iniciativa e responsabilidade para decidir, ensiná-los aprender como estratégia adaptativa a um mundo que muda muito rápido. Somente uma sólida formação em conhecimentos básicos poderá, portanto, instrumentalizar nossos estudantes para um futuro mais seguro e com menor nível de apreensão.

Projetos sociais

Do Fundo da Lata – Realizamos uma campanha de arrecadação de latas de alumínio para serem trocadas por cadeiras de rodas e doadas a deficientes carentes da comunidade.

Natal Solidário – É uma festa que une solidariedade, lazer e prestação de serviço, onde 120 famílias carentes são atendidas por médicos, dentistas, enfermeiros, cabeleireiros, manicures, advogados e outros profissionais. Além de receberem presentes, cestas de Natal e muita solidariedade de alunos, professores e comunidade em geral.

Visita ao Asilo e Visita a Creche – Neste projeto os alunos fazem antecipadamente à visita uma campanha de arrecadação de produtos de higiene pessoal para serem entregues na Visita ao Asilo e de chocolates para serem entregues no dia da visita a Creche, proporcionando lhes mais alegria e praticando a solidariedade.

Sabão Ecológico – O descarte incorreto do óleo de cozinha em pias ou até mesmo nas ruas agride o meio ambiente, causando grandes perdas. Visando promover a consciência ambiental e cultivar o nosso planeta, a Fortec apresenta o “Projeto Sabão Ecológico”, uma iniciativa dos alunos com os professores e coordenadores com o objetivo de aproveitar esse produto usado nas frituras e reaproveitá-lo, evitando causar danos à natureza. Para dar o destino correto ao óleo que iremos descartar, a Fortec tem, em cada unidade, um galão para depósito deste óleo, que é reaproveitado através da transformação em sabão e doado para instituições carentes.

 

WhatsApp chat