Proposta Pedagógica

A Escola Fortec propõe-se a práticas pedagógicas inovadoras, que estimulam o aluno a construir o conhecimento e a desenvolver competências. Metodologias que são mais participativas, estruturadas na prática, baseadas em situações reais, através de estudos de caso, pesquisas, solução de problemas, projetos e outras estratégias, especialmente algumas apoiadas em recursos da tecnologia educacional. Procura-se fortalecer a autonomia dos alunos na aprendizagem, desenvolvendo a capacidade crítica, a criatividade e a iniciativa. A abordagem por competências junta-se às exigências do foco no aluno. Conseqüentemente, professores e alunos são sujeitos da ação de ensinar e aprender. Unem-se em parceria na construção dos saberes, pela pesquisa e ensino, prática/ação e teoria/reflexão.

A proposta educacional da Fortec considera a criança nos seus contextos sociais, ambientais
e culturais, e a coloca em contato com os mais variados conhecimentos para a construção de
uma identidade autônoma. Assim, os projetos pedagógicos visam ao desenvolvimento do
raciocínio, do convívio e da socialização. Jogos e brincadeiras têm a função de transmitir
conceitos básicos do dia-a- dia de forma lúdica e divertida, de modo que a criança encontre
um ambiente acolhedor para expressar emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e
necessidades.

Mais importante do que ter acesso às informações é transformá-las em conhecimentos e saber aplicá-los. Nesta fase, o objetivo da Escola Fortec é estimular o aluno à reflexão, à busca da autonomia intelectual. Para isso, utilizam-se diversas fontes de informação e o contato com diferentes realidades. Os mais modernos recursos pedagógicos, incluindo laboratórios, computadores, material multimídia, internet e infra-estrutura esportiva, dão suporte para ampliar a capacidade pessoal dos estudantes. No 1º ao 5º ano da Fortec, eles aprendem que têm o dom de pensar e logo existir para o mundo. Fazemos da sala de aula um espaço enriquecedor, com atividades interdisciplinares que desenvolvam competências. A Fortec trabalha para que os alunos de 6º ao 9º ano incorporem em suas vidas atitudes de solidariedade e cooperação, usem o diálogo para tomar decisões, e conscientizem-se de suas dependências e responsabilidades no mundo. O aluno é estimulado a questionar a realidade, formulando problemas e tratando de resolvê-los, utilizando, para isso, pensamento lógico, criatividade, intuição e capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.
APOIO PEDAGÓGICO: Um diferencial da Fortec para os nossos alunos do 1º ao 5º ano é o Apoio Pedagógico nas disciplinas de Português e Matemática. O objetivo é a evolução do aprendizado dos educandos, consolidando e ampliando os conhecimentos, enriquecendo as experiências, para assim ajudá-⁠los a vencer os obstáculos presentes no seu dia-⁠a-⁠dia na escola.

Mais importante do que ter acesso às informações é transformá-las em conhecimentos e saber aplicá-los. Nesta fase, o objetivo da Escola Fortec é estimular o aluno à reflexão, à busca da autonomia intelectual. Para isso, utilizam-se diversas fontes de informação e o contato com diferentes realidades. Os mais modernos recursos pedagógicos, incluindo laboratórios, computadores, material multimídia, internet e infra-estrutura esportiva, dão suporte para ampliar a capacidade pessoal dos estudantes.  Fazemos da sala de aula um espaço enriquecedor, com atividades interdisciplinares que desenvolvam competências.A Fortec trabalha para que os alunos de 6º ao 9º ano incorporem em suas vidas atitudes de solidariedade e cooperação, usem o diálogo para tomar decisões, e conscientizem-se de suas dependências e responsabilidades no mundo. O aluno é estimulado a questionar a realidade, formulando problemas e tratando de resolvê-los, utilizando, para isso, pensamento lógico, criatividade, intuição e capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.

Este é o momento do aluno consolidar sua personalidade e decidir o futuro profissional. É uma etapa da educação que deve estar afinada com a contemporaneidade, com a construção de competências básicas e com o aprimoramento do aluno como pessoa, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.No Ensino Médio da Escola Fortec, o aluno aprende novas habilidades e acompanha as constantes mudanças que caracterizam a produção no nosso tempo. Atividades de pesquisa, trabalho em conjunto, competência comunicativa, aprendizado colaborativo e participação em projetos sociais são exemplos de uma formação crítica, ética e empreendedora que o aluno da Fortec recebe para o desenvolvimento de suas competências, para continuar aprendendo, de forma autônoma e crítica, em níveis cada vez mais complexos de estudos.Mais do que cumprir requisitos escolares, o aluno é levado a empregar o conhecimento adquirido para enfrentar situações do dia-⁠a-⁠dia.No Ensino Médio da Fortec nos preocupamos também em oferecer preparação e orientação básica para o desenvolvimento de competências que lhe garantam uma escolha profissional acertada.

Experimentação
Depuração
Reflexão
Formalização de Ideias
WhatsApp chat