ensino-médio

Educação para o trabalho e ensino superior

Este é o momento do aluno consolidar sua personalidade e decidir o futuro profissional. É uma etapa da educação que deve estar afinada com a contemporaneidade, com a construção de competências básicas e com o aprimoramento do aluno como pessoa, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.

No Ensino Médio da Escola Fortec, o aluno aprende novas habilidades e acompanha as constantes mudanças que caracterizam a produção no nosso tempo. Atividades de pesquisa, trabalho em conjunto, competência comunicativa, aprendizado colaborativo e participação em projetos sociais são exemplos de uma formação crítica, ética e empreendedora que o aluno da Fortec recebe para o desenvolvimento de suas competências, para continuar aprendendo, de forma autônoma e crítica, em níveis cada vez mais complexos de estudos. Mais do que cumprir requisitos escolares, o aluno é levado a empregar o conhecimento adquirido para enfrentar situações do dia ⁠a dia.

Há também a preocupação em oferecer preparação e orientação básica para o desenvolvimento de competências que lhe garantam uma escolha profissional acertada.

A Educação Emocional é trabalhada desde o Maternal até o Ensino Médio para que nossas crianças e jovens se desenvolvam emocionalmente equilibrados, seguros e mais felizes.

Proposta Pedagógica

  • No Ensino Médio da Escola Fortec, o aluno aprende novas habilidades e acompanha as constantes mudanças que caracterizam a produção no nosso tempo. Atividades de pesquisa, trabalho em conjunto, competência comunicativa, aprendizado colaborativo e participação em projetos sociais são exemplos de uma formação crítica, ética e empreendedora que o aluno da Fortec recebe para o desenvolvimento de suas competências, para continuar aprendendo, de forma autônoma e crítica, em níveis cada vez mais complexos de estudos. Educação integral visando à preparação para a vida nas dimensões: – intelectual, – física, – emocional, – social e – cultural.

  • Novo Ensino Médio : Formação Geral Básica e Itinerários Formativos por Área de conhecimento (aprofundam e ampliam aprendizagens de uma área e promovem sua aplicação em situações diversificadas): – Linguagens e suas tecnologias; – Matemática e suas tecnologias; – Ciências da natureza e suas tecnologias; – Ciências humanas e sociais aplicadas.

  • Este é o momento do aluno consolidar sua personalidade e decidir o futuro profissional. É uma etapa da educação que deve estar afinada com a contemporaneidade, com a construção de competências básicas e com o aprimoramento do aluno como pessoa, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.

  • Mais do que cumprir requisitos escolares, o aluno é levado a empregar o conhecimento adquirido para enfrentar situações do dia a dia.

Espaços específicos

  • Laboratório de Biologia;
  • Laboratório de Química ;
  • Laboratório de Física;
  • Sala de Multimídia;
  • Laboratórios de Informática.

Material Didático – Sistema de Ensino Positivo

A Fortec oferece para o Ensino Médio apostila da Editora Positivo, que está há mais de 50 anos no mercado educacional, especialmente elaborado para as 3 séries do Ensino Médio, sendo preparatório para o ENEM além de preparar para os vestibulares em geral. São inúmeros textos, atividades e exercícios voltados à formação por competências e à construção de conhecimento.

Diferenciais

Grupo de comunicação diária através do WhatsApp, Livro Digital, Projetos Sociais, Educação Socioemocional, Exercícios de reforço online, Projeto de Vida, Oficina de Texto.

Educação Física

Dentro do horário de aula. Outras Modalidades são oferecidas pela Escola, porém são extracurriculares.

Projetos sociais

Do Fundo da Lata – Realizamos uma campanha de arrecadação de latas de alumínio para serem trocadas por cadeiras de rodas e doadas a deficientes carentes da comunidade.

Natal Solidário – É uma festa que une solidariedade, lazer e prestação de serviço, onde 120 famílias carentes são atendidas por médicos, dentistas, enfermeiros, cabeleireiros, manicures, advogados e outros profissionais. Além de receberem presentes, cestas de Natal e muita solidariedade de alunos, professores e comunidade em geral.

Visita ao Asilo e Visita a Creche – Neste projeto os alunos fazem antecipadamente à visita uma campanha de arrecadação de produtos de higiene pessoal para serem entregues na Visita ao Asilo e de chocolates para serem entregues no dia da visita a Creche, proporcionando lhes mais alegria e praticando a solidariedade.

Informática não tem idade – Este projeto tem como objetivo ensinar noções básicas da Informática para os alunos da melhor idade, acima de 60 anos, afinal, nunca é tarde para aprender. O curso é gratuito e os alunos terão aulas como: Conceitos de hardware e partes do computador, sistema operacional do Windows, Pacote Office (Word, Power Point, Excel), Redes Sociais e muito mais, com direito a certificado.

Sabão Ecológico – O descarte incorreto do óleo de cozinha em pias ou até mesmo nas ruas agride o meio ambiente, causando grandes perdas. Visando promover a consciência ambiental e cultivar o nosso planeta, a Fortec apresenta o “Projeto Sabão Ecológico”, uma iniciativa dos alunos com os professores e coordenadores com o objetivo de aproveitar esse produto usado nas frituras e reaproveitá-lo, evitando causar danos à natureza. Para dar o destino correto ao óleo que iremos descartar, a Fortec tem, em cada unidade, um galão para depósito deste óleo, que é reaproveitado através da transformação em sabão e doado para instituições carentes.

Projetos pedagógicos

Projeto Do Re Mi Fa – O objetivo do Projeto é realizar a continuação das aulas de Música, auxiliando na melhora do foco do aluno e sua autoestima.

Projeto de Vida – 1º ano do Ensino Médio – Tem como objetivo fazer com que os alunos reflitam sobre a real situação da vida deles e sobre os projetos de vida que ele que para o futuro. Essa disciplina vai ajudá-los a refletir sobre a posição social a que ele se encontra e a que ele quer chegar, tanto como pessoal e como profissional, a área que ele que vai escolher para a carreira profissional e como ela irá impactar na vida dele e da sociedade. Além de debater sobre os temas contemporâneos: práticas sociais, política, economia mundial, etc. . Outro ponto importante é fazer com que os jovens se reconheçam, se identifiquem, trate de suas questões e conflitos interiores, se reconheça e valorize suas características para se conhecer e alcançar seus objetivos.

Educação socioemocional – O objetivo da educação socioemocional na Fortec Praia Grande é desenvolver nos alunos a habilidade de lidar com suas emoções e com seus sentimentos. Refere-se ao processo de entendimento e manejo das emoções, com empatia e pela tomada de decisão responsável. para que isso ocorra, é fundamental a promoção da educação socioemocional nas mais diferentes situações, dentro e fora da escola. Precisamos sempre estar atentos aos movimentos que envolvem nossos jovens e crianças na sociedade atual. Existe atualmente uma questão urgente, o desequilíbrio emocional, jovens e crianças apresentam depressão, ansiedade, síndrome do pânico e muitos outros distúrbios graves.
Inteligência emocional é a maior responsável pelo sucesso ou insucesso dos indivíduos. a maioria das situações de trabalho e da vida são envolvidas por relacionamentos entre as pessoas. isso significa que pessoas com qualidades de relacionamento humano — como afabilidade, compreensão e gentileza — têm mais chances de alcançar o sucesso. a inteligência socioemocional pode ser desenvolvida, treinada e aprimorada com a construção de novos hábitos, novas formas de pensar e se comportar.

Meditação – A meditação tem como objetivo controlar a ansiedade e reaprender a ser feliz. Este objetivo já é o bastante para termos definido a meditação como atividade diária obrigatória, num momento bem difícil ao qual estamos passando com altas taxas de suicídio de crianças e adolescentes, aumento da violência, ansiedade e depressão.
Muitas vezes as crianças e adolescentes acabam se sentindo sobrecarregados com questões pessoais, problemas familiares, pressão dos colegas, redes sociais, entre outros.
A meditação pode ajudar a diminuir os efeitos causados pela “pressão”, auxiliando no controle da ansiedade. Também ajuda a aumentar o otimismo e os níveis de atenção. Já a longo prazo, melhora o foco mental e a função cerebral.
Como esta prática fortalece a conexão mente-corpo, também ajuda a promover comportamentos mais saudáveis – especialmente no público adolescente. Em sala de aula, a meditação pode trazer diversos benefícios, como: Melhora no foco e no desempenho, mais calma e paciência, redução do estresse e da ansiedade, dentre outros.

Galeria

Horários

Manhã – Das 7h30 às 13h35 

Dúvidas?

WhatsApp chat