Educação para o mercado de trabalho

Este é o momento do aluno consolidar sua personalidade e decidir o futuro profissional. É uma etapa da educação que deve estar afinada com a contemporaneidade, com a construção de competências básicas e com o aprimoramento do aluno como pessoa, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.

Campo de Trabalho

Instituições públicas, privadas, do terceiro setor ou empreendendo seu próprio negócio.

Funções

Controla as rotinas administrativas, realizam atividades em recursos humanos, intermediam mão-de-obra para colocação e recolocação de pessoal, atuam na área de compras, assessoram a área de vendas, intercambiam mercadorias e serviços e executam atividades nas áreas fiscal e financeira, utilizando as ferramentas de informática como suporte às operações organizacionais. Conhece a legislação, os processos e sistemas das diferentes organizações, os princípios de negociação e administração e a influência do cenário econômico nas instituições.

Duração Total do Curso: 12 meses

Material Didático
O material didático da área técnica foi especialmente elaborado para o Técnico em Administração pelos profissionais da Escola. O material didático possui uma série de exercícios e atividades para melhor aprendizagem dos alunos.

Módulos do Curso
Fundamentos de Informática, Empreendedorismo, Administração de Recursos Humanos, Psicologia e Ética Profissional, Legislação Trabalhista e Social, Gestão Empresarial, Logística Empresarial, Gestão de Processos e Qualidade, Economia e Mercados, Técnicas de Segurança do Trabalho, Matemática Comercial e Financeira, Estatística e Métodos Quantitativos, Administração Financeira, Contabilidade Geral, Atendimento ao Cliente e Direitos do Consumidor, Marketing Empresarial e Varejo, Gestão e Processos de Vendas, Gerenciamento de Equipes e Técnicas de Negociação e Vendas Diretas e Telemarketing.

Campo de Trabalho

O Técnico em Informática atua em qualquer área que seja informatizada na indústria, no comércio e em empresas de manutenção e desenvolvimento de software.

Funções

Desempenha atividades relacionadas à área de Informática, elabora programas utilizando linguagens básicas e avançadas, treina os usuários de programas e participa de pesquisas relativas à inovação na área.

Duração total do Curso: 18 meses

Estágio: Não obrigatório

Material Didático
Na área técnica, o Sistema Fortec de Ensino tem material próprio, moderno e atualizado; totalmente apostilado, elaborado especialmente para atender a construção do conhecimento técnico do curso.

Módulos do Curso
Pacote Libre Office, HTML, Unit, Corel Draw, Linux, PHP Script, Lógica com C#, Fundamentos de Informática, Hardware, Redes de Computadores I, Estrutura de Banco de Dados, SQL, Firebird, Auditoria de Sistemas e Suporte ao Usuário, Linguagem C# com banco de dados, Administração e Gerenciamento de Projetos, Linguagem Mobile e Linguagem Embarcada, Análise de Sistemas, Java e PHP com MySql.

Aulas práticas em Laboratório : Laboratório de Informática

Campo de Trabalho

A integração entre a Mecânica, Eletrônica e Informática forma o profissional da área de Mecatrônica com conhecimentos para serem aplicados na área de Automação. Poderá atuar em áreas como Agroindústria, Instrumentação Industrial, Mecânica e Robótica.

Funções

Projetar, montar, instalar e efetuar reparos em aparelhos eletrônicos de processos industriais. Trabalha em linhas de montagens, instalação ou manutenção de computadores, redes, bem como seus periféricos, tais como: impressoras, modem, monitores de vídeo, etc. Planeja e realiza manutenção de aparelhos com tecnologia de última geração e desenvolve atividades de consultoria técnica à empresas e usuários de equipamentos da área de Informática.

Duração total do Curso: 18 meses

Estágio: Não obrigatório

Material Didático
Na área técnica, o Sistema Fortec de Ensino tem material próprio, moderno e atualizado; totalmente apostilado, elaborado especialmente para atender a construção do conhecimento técnico do curso.

Módulos do Curso
Eletricidade, Prática de Laboratório 1, Lógica, Eletrônica Digital 1, Desenho Técnico, Windows, Word, EWB, Internet, AUTOCAD, Instrumentação Geral 1, Prática de Laboratório 2, Eletrônica Digital 2, Hardware, Instrumentação Geral 2, Instrumentação Geral 3, Pneumática, Hidráulica e Dispositivos de Controle, Controle Automático de Processos 1, Linguagem de Programação, Microprocessadores, Sistemas Digitais de Controle Distribuído/Field Bus/Controlador Lógico Programável, Robótica, Controle Automático de Processos 2, Redes Industriais, Máquinas Elétricas, Gestão de Pessoas, Prática de Laboratório 3.

Aulas práticas em Laboratórios : Eletrônica Analógica e Digital, CLP, Robótica, Microprocessadores e Informática.

Campo de Trabalho

O Técnico em Logística gerencia o fluxo de informações e mercadorias em uma empresa, criando os melhores meios de armazenagem e deslocamento de mercadorias e informações entre os departamentos. Atua em empresas industriais, comerciais, de serviços e do agronegócio, em qualquer ponto da cadeia logística, ou seja, desde a matéria-prima à confecção do produto final e a entrega para o consumidor. Possui uma visão de gestão integrada do processo, criando mecanismos que aumentem a produtividade e reduzam os custos, garantindo a qualidade do produto final.

Funções

Armazenar produtos e materiais, definindo módulos de armazenamento, definindo áreas de armazenamento por tipo de produto e direcionando mercadorias de acordo com o sistema
Supervisionar equipes, avaliando o desempenho de funcionários e indicando-os para promoção, participando da seleção de funcionários, fazendo reuniões para acompanhamento do serviço e motivação da equipe.
Gerir recursos materiais e financeiros da área, analisando a demanda operacional, otimizando recursos materiais e uso de espaço físico, priorizando alocação de recursos e racionalizando custos operacionais
Executar processos de compra, organizando processos de concorrência, selecionando fornecedores, solicitando e analisando cotações, escolhendo melhores condições comerciais, negociando preços, prazos e condições de pagamento.
Controlar estoques, fazendo previsão mensal de estoque, controlar datas de vencimentos de produtos, controlando estoque físico e contábil, dentre outros itens de controle de estoque.
Planejar produção, analisando capacidade de produção, definindo leiaute do processo produtivo, dimensionando recursos humanos e realizando levantamento de recursos disponíveis.
Programar produção, definindo o cronograma e suas prioridades.
Controlar operações de transporte, definindo as condições de armazenagem e transporte, bem como programar embarque, transbordo, e desembarque de carga.
Definir parcerias e fornecedores de serviços, contratando serviços de transportes.
Verificar a segurança do transporte e da carga.

Duração total do Curso: 1 ano

Estágio: Não obrigatório

Material Didático
Na área técnica, o Sistema Fortec de Ensino tem material próprio, moderno e atualizado; totalmente apostilado, elaborado especialmente para atender a construção do conhecimento técnico do curso.

Módulos do Curso
Planej. Financeiro e Contábil, Gestão Ambiental, Fundamentos de Marketing, Fundamentos de Logística, Gestão de Pessoas, Ciclo de Armazenagem e Movimentação, Ciclo da Produção de Materiais, Custos Logísticos I, Direito e Legislação, Economia, Mercado, Informática, Custos Logísticos II, Ciclo e Gestão de Suprimentos, Gestão de Expedição e Distribuição, Gestão em Compras, Gestão em Transportes, Gestão da Qualidade, Ciclo de Comércio Exterior, Gestão da Produção de Materiais, Gestão da Armazenagem, Movimentação.

Aulas práticas em Laboratórios : Informática e Multimídia.

Campo de Trabalho

O Técnico utiliza métodos legais para prevenir acidentes de trabalho e preservar a integridade e saúde dos funcionários em seu ambiente de trabalho. Elabora o PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário, uma das exigências do Ministério do Trabalho e da Previdência Social para concessão de aposentadorias e em causas judiciais. Ministra treinamentos sobre o tema e participa de campanhas de segurança e orientação aos trabalhadores. Ministra cursos de combate à incêndio, participa da adoção de tecnologias e processos de trabalho. Todas as empresas, independentemente do porte, necessitam desse profissional, seja como funcionário ou como prestador de serviço autônomo.

Funções

Aplicar as normas de sinalização e segurança nos ambientes de trabalho
Elaborar normas e regulamentos de segurança, aplicáveis ao ambiente de trabalho, visando evitar acidentes, doenças ocupacionais e sinistros, sugerindo a adoção do uso de equipamentos de proteção individual (EPI) e de proteção coletiva (EPC).
Promover campanhas prevencionistas, visando conscientizar dirigentes e trabalhadores da importância e da necessidade da prevenção de acidentes, doenças laborais e sinistras.
Coordenar as atividades técnicas de segurança do trabalho, utilizando métodos legais e instrucionais, que objetivem a eliminação ou redução de riscos ambientais e de acidentes, a melhoria do ambiente de trabalho e uma melhor qualidade de vida para o trabalhador.
Desenvolver programas de treinamento de prevenção de acidentes para membros de CIPA, operários e supervisores, bem como de prevenção e combate a sinistros, mantendo em condição de pronto-emprego uma Brigada de Emergência.
Avaliar fatores de riscos ambientais (ruído, calor, iluminação, poeiras, gases, dentre outros) propondo medidas de controle.
Analisar os postos, de trabalho, máquinas, equipamentos e mobiliário, aplicando os princípios de ergonomia, visando o conforto no ambiente de trabalho e a saúde do trabalhador.

Duração total do Curso: 18 meses

Estágio: Não obrigatório

Material Didático
Na área técnica, o Sistema Fortec de Ensino tem material próprio, moderno e atualizado; totalmente apostilado, elaborado especialmente para atender a construção do conhecimento técnico do curso.

Módulos do Curso

Legislação, Higiene Ocupacional I, Segurança do Trabalho I, Redação Técnica, Prevenção de Riscos e Perdas, Psicologia do Trabalho Higiene Ocupacional II, Segurança do Trabalho II, Ergonomia, Máquinas e Equipamentos, Atendimento a Emergências, Desenho Técnico Higiene Ocupacional III, Segurança do Trabalho III, Doenças Ocupacionais, Meio Ambiente, Combate e Incêndio, Didática, Gestão da Qualidade e Administração, Organização.

Aulas práticas em Laboratórios : Higiene e Segurança do Trabalho, Primeiros Socorros e Informática.

Campo de Trabalho

O Técnico em Programação de Jogos Digitais é um profissional capaz de apoiar, auxiliar e desenvolver o trabalho dos profissionais da informática que demandem sistemas computacionais, especialmente envolvendo programação de computadores, podendo atuar no mundo do trabalho como:

  • Autônomo/Empresário sem vínculo empregatício, recebendo honorários, com ampla autonomia de atuação profissional;
  • Empregado: com vínculo empregatício, sendo remunerado pelo trabalho prestado dentro das organizações empresariais;
  • Servidor público: com vínculo estatutário, sendo contratado através de concurso público e remunerado pelos governos federal, estaduais ou municipais.
  • Trabalhador de Organização Não Governamental (ONG). O Técnico em Programação em Jogos Digitais poderá exercer os seguintes cargos ou funções:
  • Programador de Jogos Eletrônicos, Jogos para Web e Jogos para Mobile;
  • Empreendedor em negócios comerciais próprios na área de informática e jogos digitais.

Funções

O Técnico em Programação de Jogos Digitais é o profissional que cria e desenvolve jogos digitais para computadores, consoles e mobiles, para atuar como desenvolvedor de games.

Para isso, utiliza técnicas e programas de computadores, os quais incluem funcionalidades como: design, tratamento de imagens e sons, produção de animações e tratamento de eventos. Essas funcionalidades, dentre outras, servirão de subsídios para desenvolver recursos, ambientes, objetos e modelos a serem utilizados nos jogos digitais; na implementação de recursos que possibilitem a interatividade dos jogadores com programas de computador; e na integração dos diversos recursos na construção do jogo.

Duração total do Curso: 18 meses

Estágio: Não obrigatório

Material Didático
Na área técnica, o Sistema Fortec de Ensino tem material próprio, moderno e atualizado; totalmente apostilado, elaborado especialmente para atender a construção do conhecimento técnico do curso.

Módulos do Curso
Algoritmos e Programação, Narrativas de Jogos, Técnicas Áudio Visuais, Interação Humano Computador (Game Designer), Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais, Modelagem Jogos 2D, Projeto Integrador, Desenvolvimento de Jogos WEB,

Designer Gráfico, Desenvolvimento para Dispositivos Móveis, Banco de Dados, Análise e Projeto de Jogos, Ética e Teoria da Informação, Criação e Desenvolvimento de Animações, Modelagem 3D, Inteligência Artificial Aplicada, Programação Multiplayer para Jogos, Empreendedorismo e Direitos Autorais e Projeto Desenvolvimento de Jogos.

Aulas práticas em Laboratório 

Laboratórios de Biologia, Química e Física, Informática, Sala de Multimídia e Maker e Informática.

Campo de Trabalho

Áreas de manutenção de indústrias, órgãos públicos em geral, hospitais, comércio e concessionárias de energia elétrica, vendas e compras técnicas, empresas de projetos de equipamentos e instalações elétricas, empresas prestadoras de serviço.

Funções

O Técnico em Eletrotécnica Instala, mantém e projeta sistemas elétricos prediais, industriais e de potência, cumprindo legislações vigentes, parâmetros de eficiência energética, normas técnicas, de qualidade, de segurança e saúde e, ainda, ambientais.​

Duração total do Curso: 18 meses

Estágio: Não obrigatório

Material Didático
Na área técnica, o Sistema Fortec de Ensino tem material próprio, moderno e atualizado; totalmente apostilado, elaborado especialmente para atender a construção do conhecimento técnico do curso.

Módulos do Curso

Centrais de Distribuição, CLP e Supervisório, Comandos Elétricos, Desenho Técnico, Eletricidade,

Eletrônica Digital, Eletrônica Geral, Eletrônica Industrial,Fundamentos de Mecânica, Informática,

Instalações Elétricas Prediais e Instalações Especiais, Máquinas Elétricas, Organização e Normas,

Projetos Elétricos, Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade.

Aulas práticas em Laboratório 

Laboratórios de Biologia, Química e Física, Informática, Sala de Multimídia, Eletrônica, Eletrônica, Analógica e Digital, Eletrotécnica.

Galeria

Horários

Noite – Das 18h45 às 22h20

Outros Cursos

Dúvidas?

WhatsApp chat