Ensino Técnico

Para concluintes do Ensino Médio

Educação para o mercado de trabalho

Este é o momento do aluno consolidar sua personalidade e decidir o futuro profissional. É uma etapa da educação que deve estar afinada com a contemporaneidade, com a construção de competências básicas e com o aprimoramento do aluno como pessoa, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.

Campo de Trabalho

Instituições públicas, privadas, do terceiro setor ou empreendendo seu próprio negócio.

Funções

Controla as rotinas administrativas, realizam atividades em recursos humanos, intermediam mão-de-obra para colocação e recolocação de pessoal, atuam na área de compras, assessoram a área de vendas, intercambiam mercadorias e serviços e executam atividades nas áreas fiscal e financeira, utilizando as ferramentas de informática como suporte às operações organizacionais. Conhece a legislação, os processos e sistemas das diferentes organizações, os princípios de negociação e administração e a influência do cenário econômico nas instituições.

Duração Total do Curso: 12 meses

Material Didático
O material didático da área técnica foi especialmente elaborado para o Técnico em Administração pelos profissionais da Escola. O material didático possui uma série de exercícios e atividades para melhor aprendizagem dos alunos.

Módulos do Curso
Módulo: Fundamentos de Informática, Empreendedorismo, Administração de Recursos Humanos, Psicologia e Ética Profissional, Legislação Trabalhista e Social, Gestão Empresarial, Logística Empresarial, Gestão de Processos e Qualidade, Economia e Mercados e Técnicas de Segurança do Trabalho.
Módulo: Matemática Comercial e Financeira, Estatística e Métodos Quantitativos, Administração Financeira, Contabilidade Geral, Atendimento ao Cliente e Direitos do Consumidor, Marketing Empresarial e Varejo, Gestão e Processos de Vendas, Gerenciamento de Equipes e Técnicas de Negociação e Vendas Diretas e Telemarketing.

Campo de Trabalho

O Técnico em Informática atua em qualquer área que seja informatizada na indústria, no comércio e em empresas de manutenção e desenvolvimento de software.

Funções

Desempenha atividades relacionadas à área de Informática, elabora programas utilizando linguagens básicas e avançadas, treina os usuários de programas e participa de pesquisas relativas à inovação na área.

Duração total do Curso: 18 meses

Estágio: Não obrigatório

Material Didático
Na área técnica, o Sistema Fortec de Ensino tem material próprio, moderno e atualizado; totalmente apostilado, elaborado especialmente para atender a construção do conhecimento técnico do curso.

Módulos do Curso
Módulo: Pacote Libre Office, HTML, Unit, Corel Draw, Linux, PHP Script, Lógica com C# e
Fundamentos de Informática.
Módulo: Hardware, Redes de Computadores I, Estrutura de Banco de Dados, SQL, Firebird, Auditoria de
Sistemas e Suporte ao Usuário e Linguagem C# com banco de dados.
Módulo: Administração e Gerenciamento de Projetos, Linguagem Mobile e Linguagem Embarcada,
Análise de Sistemas, Java e PHP com MySql.

Aulas práticas em Laboratório : Laboratório de Informática

Campo de Trabalho

A integração entre a Mecânica, Eletrônica e Informática forma o profissional da área de Mecatrônica com conhecimentos para serem aplicados na área de Automação. Poderá atuar em áreas como Agroindústria, Instrumentação Industrial, Mecânica e Robótica.

Funções

Projetar, montar, instalar e efetuar reparos em aparelhos eletrônicos de processos industriais. Trabalha em linhas de montagens, instalação ou manutenção de computadores, redes, bem como seus periféricos, tais como: impressoras, modem, monitores de vídeo, etc. Planeja e realiza manutenção de aparelhos com tecnologia de última geração e desenvolve atividades de consultoria técnica à empresas e usuários de equipamentos da área de Informática.

Duração total do Curso: 18 meses

Estágio: Não obrigatório

Material Didático
Na área técnica, o Sistema Fortec de Ensino tem material próprio, moderno e atualizado; totalmente apostilado, elaborado especialmente para atender a construção do conhecimento técnico do curso.

Módulos do Curso
1º módulo: Eletricidade, Prática de Laboratório 1, Lógica, Eletrônica Digital 1, Desenho Técnico, Windows, Word, EWB, Internet, AUTOCAD e Instrumentação Geral 1.
2º módulo: Prática de Laboratório 2, Eletrônica Digital 2, Hardware, Instrumentação Geral 2, Instrumentação Geral 3, Pneumática, Hidráulica e Dispositivos de Controle, Controle Automático de Processos 1 e Linguagem de Programação.

3º módulo: Microprocessadores, Sistemas Digitais de Controle Distribuído/Field Bus/Controlador Lógico Programável, Robótica, Controle Automático de Processos 2, Redes Industriais, Máquinas Elétricas, Gestão de Pessoas e Prática de Laboratório 3.

Aulas práticas em Laboratórios : Eletrônica Analógica e Digital, CLP, Robótica, Microprocessadores e Informática.

Campo de Trabalho

O Técnico em Logística gerencia o fluxo de informações e mercadorias em uma empresa, criando os melhores meios de armazenagem e deslocamento de mercadorias e informações entre os departamentos. Atua em empresas industriais, comerciais, de serviços e do agronegócio, em qualquer ponto da cadeia logística, ou seja, desde a matéria-prima à confecção do produto final e a entrega para o consumidor. Possui uma visão de gestão integrada do processo, criando mecanismos que aumentem a produtividade e reduzam os custos, garantindo a qualidade do produto final.

Funções

Armazenar produtos e materiais, definindo módulos de armazenamento, definindo áreas de armazenamento por tipo de produto e direcionando mercadorias de acordo com o sistema
Supervisionar equipes, avaliando o desempenho de funcionários e indicando-os para promoção, participando da seleção de funcionários, fazendo reuniões para acompanhamento do serviço e motivação da equipe.
Gerir recursos materiais e financeiros da área, analisando a demanda operacional, otimizando recursos materiais e uso de espaço físico, priorizando alocação de recursos e racionalizando custos operacionais
Executar processos de compra, organizando processos de concorrência, selecionando fornecedores, solicitando e analisando cotações, escolhendo melhores condições comerciais, negociando preços, prazos e condições de pagamento.
Controlar estoques, fazendo previsão mensal de estoque, controlar datas de vencimentos de produtos, controlando estoque físico e contábil, dentre outros itens de controle de estoque.
Planejar produção, analisando capacidade de produção, definindo leiaute do processo produtivo, dimensionando recursos humanos e realizando levantamento de recursos disponíveis.
Programar produção, definindo o cronograma e suas prioridades.
Controlar operações de transporte, definindo as condições de armazenagem e transporte, bem como programar embarque, transbordo, e desembarque de carga.
Definir parcerias e fornecedores de serviços, contratando serviços de transportes.
Verificar a segurança do transporte e da carga.

Duração total do Curso: 1 ano

Estágio: Não obrigatório

Material Didático
Na área técnica, o Sistema Fortec de Ensino tem material próprio, moderno e atualizado; totalmente apostilado, elaborado especialmente para atender a construção do conhecimento técnico do curso.

Módulos do Curso
1º módulo: Planej. Financeiro e Contábil, Gestão Ambiental, Fundamentos de Marketing, Fundamentos de Logística, Gestão de Pessoas, Ciclo de Armazenagem e Movimentação, Ciclo da Produção de Materiais, Custos Logísticos I, Direito e Legislação e Economia e Mercado.
2º módulo: Informática, Custos Logísticos II, Ciclo e Gestão de Suprimentos, Gestão de Expedição e Distribuição, Gestão em Compras, Gestão em Transportes, Gestão da Qualidade, Ciclo de Comércio Exterior, Gestão da Produção de Materiais, Gestão da Armazenagem e Movimentação.

Aulas práticas em Laboratórios : Informática e Multimídia.

Campo de Trabalho

O Técnico utiliza métodos legais para prevenir acidentes de trabalho e preservar a integridade e saúde dos funcionários em seu ambiente de trabalho. Elabora o PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário, uma das exigências do Ministério do Trabalho e da Previdência Social para concessão de aposentadorias e em causas judiciais. Ministra treinamentos sobre o tema e participa de campanhas de segurança e orientação aos trabalhadores. Ministra cursos de combate à incêndio, participa da adoção de tecnologias e processos de trabalho. Todas as empresas, independentemente do porte, necessitam desse profissional, seja como funcionário ou como prestador de serviço autônomo.

Funções

Aplicar as normas de sinalização e segurança nos ambientes de trabalho
Elaborar normas e regulamentos de segurança, aplicáveis ao ambiente de trabalho, visando evitar acidentes, doenças ocupacionais e sinistros, sugerindo a adoção do uso de equipamentos de proteção individual (EPI) e de proteção coletiva (EPC).
Promover campanhas prevencionistas, visando conscientizar dirigentes e trabalhadores da importância e da necessidade da prevenção de acidentes, doenças laborais e sinistras.
Coordenar as atividades técnicas de segurança do trabalho, utilizando métodos legais e instrucionais, que objetivem a eliminação ou redução de riscos ambientais e de acidentes, a melhoria do ambiente de trabalho e uma melhor qualidade de vida para o trabalhador.
Desenvolver programas de treinamento de prevenção de acidentes para membros de CIPA, operários e supervisores, bem como de prevenção e combate a sinistros, mantendo em condição de pronto-emprego uma Brigada de Emergência.
Avaliar fatores de riscos ambientais (ruído, calor, iluminação, poeiras, gases, dentre outros) propondo medidas de controle.
Analisar os postos, de trabalho, máquinas, equipamentos e mobiliário, aplicando os princípios de ergonomia, visando o conforto no ambiente de trabalho e a saúde do trabalhador.

Duração total do Curso: 18 meses

Estágio: Não obrigatório

Material Didático
Na área técnica, o Sistema Fortec de Ensino tem material próprio, moderno e atualizado; totalmente apostilado, elaborado especialmente para atender a construção do conhecimento técnico do curso.

Módulos do Curso

1º módulo:Legislação, Higiene Ocupacional I, Segurança do Trabalho I, Redação Técnica, Prevenção de Riscos e Perdas e Psicologia do Trabalho
2º módulo: Higiene Ocupacional II, Segurança do Trabalho II, Ergonomia, Máquinas e Equipamentos, Atendimento a Emergências e Desenho Técnico
3º módulo: Higiene Ocupacional III, Segurança do Trabalho III, Doenças Ocupacionais, Meio Ambiente, Combate e Incêndio, Didática, Gestão da Qualidade e Administração e Organização.

Aulas práticas em Laboratórios : Higiene e Segurança do Trabalho, Primeiros Socorros e Informática.

Galeria

Horários

Noite – Das 18h45 às 22h20

Outros Cursos

Dúvidas?

WhatsApp chat