ed.-fundamental

Educação para o relacionamento interpessoal

Mais importante do que ter acesso às informações é transformá-las em conhecimentos e saber aplicá-los. Nesta fase, o objetivo da Escola Fortec é estimular o aluno à reflexão, à busca da autonomia intelectual. Para isso, utilizam-se diversas fontes de informação e o contato com diferentes realidades. Os mais modernos recursos pedagógicos, incluindo laboratórios, computadores, material multimídia, internet e infra-estrutura esportiva, dão suporte para ampliar a capacidade pessoal dos estudantes. A Fortec trabalha para que os alunos de 6º ao 9º ano incorporem em suas vidas atitudes de solidariedade e cooperação, usem o diálogo para tomar decisões, e conscientizem-se de suas dependências e responsabilidades no mundo. O aluno é estimulado a questionar a realidade, formulando problemas e tratando de resolvê-los, utilizando, para isso, pensamento lógico, criatividade, intuição e capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.

Proposta Pedagógica

Mais importante do que ter acesso às informações é transformá-las em conhecimentos e saber aplicá-los. Nesta fase, o objetivo da Escola Fortec é estimular o aluno à reflexão, à busca da autonomia intelectual. Para isso, utilizam-se diversas fontes de informação e o contato com diferentes realidades.

Os mais modernos recursos pedagógicos, incluindo laboratórios, computadores, material multimídia, internet e infraestrutura esportiva, dão suporte para ampliar a capacidade pessoal dos estudantes. Fazemos da sala de aula um espaço enriquecedor, com atividades interdisciplinares que desenvolvam competências. A Fortec trabalha para que os alunos incorporem em suas vidas atitudes de solidariedade e cooperação, usem o diálogo para tomar decisões, e conscientizem-se de suas dependências e responsabilidades no mundo. O aluno é estimulado a questionar a realidade, formulando problemas e tratando de resolvê-los, utilizando, para isso, pensamento lógico, criatividade, intuição e capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.

Material Didático 

A Fortec oferece para o Ensino Fundamental material apostilado da Editora Positivo que está há mais de 50 anos no mercado educacional. São conteúdos, atividades e tecnologias educacionais desenvolvidos para os alunos como forma de auxiliar na aprendizagem dos conteúdos curriculares. Somados aos trabalhos da escola e dos professores, eles expandem os horizontes para a vida cultural de nossos alunos.

Diferenciais

  • Grupo de comunicação diária através do whatsapp

  • Inglês e Espanhol

  • Projeto Verde

  • Projetos Sociais

  • Projetos Pedagógicos

  • Aula de Maker/Robótica

  • Informática

  • Educação Socioemocional

Responsabilidade Social

Os Projetos Sociais fazem parte do planejamento pedagógico. O objetivo, além do trabalho social, é despertar nos alunos o espírito de solidariedade e altruísmo.

A Educação Emocional é trabalhada desde o Maternal para que nossas crianças se desenvolvam emocionalmente equilibrados, seguros e mais felizes.

Projetos sociais

Do Fundo da Lata – Realizamos uma campanha de arrecadação de latas de alumínio para serem trocadas por cadeiras de rodas e doadas a deficientes carentes da comunidade.

Natal Solidário – É uma festa que une solidariedade, lazer e prestação de serviço, onde 120 famílias carentes são atendidas por médicos, dentistas, enfermeiros, cabeleireiros, manicures, advogados e outros profissionais. Além de receberem presentes, cestas de Natal e muita solidariedade de alunos, professores e comunidade em geral.

Visita ao Asilo e Visita a Creche – Neste projeto os alunos fazem antecipadamente à visita uma campanha de arrecadação de produtos de higiene pessoal para serem entregues na Visita ao Asilo e de chocolates para serem entregues no dia da visita a Creche, proporcionando lhes mais alegria e praticando a solidariedade.

Sabão Ecológico – O descarte incorreto do óleo de cozinha em pias ou até mesmo nas ruas agride o meio ambiente, causando grandes perdas. Visando promover a consciência ambiental e cultivar o nosso planeta, a Fortec apresenta o “Projeto Sabão Ecológico”, uma iniciativa dos alunos com os professores e coordenadores com o objetivo de aproveitar esse produto usado nas frituras e reaproveitá-lo, evitando causar danos à natureza. Para dar o destino correto ao óleo que iremos descartar, a Fortec tem, em cada unidade, um galão para depósito deste óleo, que é reaproveitado através da transformação em sabão e doado para instituições carentes.

Projetos pedagógicos

Projeto Do Re Mi Fa – O objetivo do Projeto é realizar a continuação das aulas de Música, auxiliando na melhora do foco do aluno e sua autoestima.

Alimentação nota 10 – O Projeto incentiva o hábito alimentar saudável, onde as crianças aprenderão sobre os diversos tipos de alimentos, seus benefícios e malefícios para a saúde, através de receitas práticas e pesquisas.

Educação socioemocional – O objetivo da educação socioemocional na Fortec Praia Grande é desenvolver nos alunos a habilidade de lidar com suas emoções e com seus sentimentos. Refere-se ao processo de entendimento e manejo das emoções, com empatia e pela tomada de decisão responsável. para que isso ocorra, é fundamental a promoção da educação socioemocional nas mais diferentes situações, dentro e fora da escola. Precisamos sempre estar atentos aos movimentos que envolvem nossos jovens e crianças na sociedade atual. Existe atualmente uma questão urgente, o desequilíbrio emocional, jovens e crianças apresentam depressão, ansiedade, síndrome do pânico e muitos outros distúrbios graves.
Inteligência emocional é a maior responsável pelo sucesso ou insucesso dos indivíduos. a maioria das situações de trabalho e da vida são envolvidas por relacionamentos entre as pessoas. isso significa que pessoas com qualidades de relacionamento humano — como afabilidade, compreensão e gentileza — têm mais chances de alcançar o sucesso. a inteligência socioemocional pode ser desenvolvida, treinada e aprimorada com a construção de novos hábitos, novas formas de pensar e se comportar.

Meditação – A meditação tem como objetivo controlar a ansiedade e reaprender a ser feliz. Este objetivo já é o bastante para termos definido a meditação como atividade diária obrigatória, num momento bem difícil ao qual estamos passando com altas taxas de suicídio de crianças e adolescentes, aumento da violência, ansiedade e depressão.
Muitas vezes as crianças e adolescentes acabam se sentindo sobrecarregados com questões pessoais, problemas familiares, pressão dos colegas, redes sociais, entre outros.
A meditação pode ajudar a diminuir os efeitos causados pela “pressão”, auxiliando no controle da ansiedade. Também ajuda a aumentar o otimismo e os níveis de atenção. Já a longo prazo, melhora o foco mental e a função cerebral.
Como esta prática fortalece a conexão mente-corpo, também ajuda a promover comportamentos mais saudáveis – especialmente no público adolescente. Em sala de aula, a meditação pode trazer diversos benefícios, como: Melhora no foco e no desempenho, mais calma e paciência, redução do estresse e da ansiedade, dentre outros.

Atividades

Galeria

Horários

Tarde – Das 13h30 às 17h55 (dois dias na semana entrarão 12h40)
Manhã – Das 7h30 às 11h55 (dois dias na semana sairão 12h45)
Semi-integral – Das 12h às 18h
Integral – Das 7h45 às 18h

Dúvidas?

WhatsApp chat