ed.-infantil

Educação para a sensibilidade

Proposta Pedagógica

O binômio educar e cuidar se traduz em ações de incentivo afetuoso, por meio de jogos e brincadeiras que objetivem as descobertas dessa fase tão importante e que são determinantes da aprendizagem formal escolar. Para tornar essa ideia uma realidade, a Escola Fortec oferece no período regular e nos opcionais (período semi e integral) várias atividades, sempre com profissionais especializados e muito carinho.

A Educação Emocional é trabalhada desde o Maternal para que nossas crianças se desenvolvam emocionalmente equilibrados, seguros e mais felizes.

Espaços específicos

  • Salas para Educação Infantil;
  • Mobiliário de acordo com a idade;
  • Brinquedos e jogos para habilidades específicas;
  • Quadra de esportes;
  • Laboratórios de informática (a partir do Jardim);
  • Mini parque aquático;
  • Playground;
  • Grupo de comunicação diária através do whatsapp
  • Inglês (Jardim 1 e 2)
  • Educação Socioemocional
  • Projeto Verde (Jardim 1 e 2)
  • Projetos Sociais
  • Projetos Pedagógicos
  • Informática (Jardim 1 e 2)
  • Lago

Período Semi Integral e Integral

Em razão de suas atividades profissionais, muitos pais não têm com quem deixar os filhos durante o período em que não estão na Escola, por este motivo a Escola Fortec está preparada para atender aos seus alunos em período semi ou integral, com toda infraestrutura para lhes propiciar bem estar, segurança e ampliação do seu universo social, emocional e cultural.
Os alunos participam de atividades lúdicas, recreativas, esportivas e sociais, vivendo com alegria uma nova perspectiva de formação, onde são constantemente estimulados a interagir com diversos recursos pedagógicos.
Atividades físicas – Dança e jogos cooperativos.

Faixa Etária

A ESCOLA FORTEC atende alunos de Educação Infantil, a partir dos 2 anos de idade, em um ambiente afetivo que favorece as descobertas deste período.
Maternal 1:     2 anos completos até 31 de março do ano de matrícula.
Maternal 2:     3 anos completos até 31 de março do ano de matrícula.
Jardim 1:         4 anos completos até 31 de março do ano de matrícula.
Jardim 2:         5 anos completos até 31 de março do ano de matrícula.

Material Didático

Utilizamos o Sistema Positivo de Ensino, que tem soluções educacionais integradas, com produtos e serviços com foco na aprendizagem dos alunos. Esse sistema é constantemente atualizado por um centro de pesquisas próprio, no qual especialistas de diferentes áreas do conhecimento e com experiência em sala de aula estudam e interagem para que o Sistema Positivo de Ensino se mantenha em sintonia com a realidade da educação brasileira.

Tem o intuito de promover na criança o crescimento, sob as perspectivas linguísticas, sócio afetivas e cognitivas. Além disso, fornecem subsídios para que os professores possam planejar e desenvolver o trabalho pedagógico.

Projetos Pedagógicos

Educação socioemocional – O objetivo da educação socioemocional na Fortec Praia Grande é desenvolver nos alunos a habilidade de lidar com suas emoções e com seus sentimentos. Refere-se ao processo de entendimento e manejo das emoções, com empatia e pela tomada de decisão responsável. para que isso ocorra, é fundamental a promoção da educação socioemocional nas mais diferentes situações, dentro e fora da escola. Precisamos sempre estar atentos aos movimentos que envolvem nossos jovens e crianças na sociedade atual. Existe atualmente uma questão urgente, o desequilíbrio emocional, jovens e crianças apresentam depressão, ansiedade, síndrome do pânico e muitos outros distúrbios graves.
Inteligência emocional é a maior responsável pelo sucesso ou insucesso dos indivíduos. a maioria das situações de trabalho e da vida são envolvidas por relacionamentos entre as pessoas. isso significa que pessoas com qualidades de relacionamento humano — como afabilidade, compreensão e gentileza — têm mais chances de alcançar o sucesso. a inteligência socioemocional pode ser desenvolvida, treinada e aprimorada com a construção de novos hábitos, novas formas de pensar e se comportar.

Meditação – A meditação tem como objetivo controlar a ansiedade e reaprender a ser feliz. Este objetivo já é o bastante para termos definido a meditação como atividade diária obrigatória, num momento bem difícil ao qual estamos passando com altas taxas de suicídio de crianças e adolescentes, aumento da violência, ansiedade e depressão.
Muitas vezes as crianças e adolescentes acabam se sentindo sobrecarregados com questões pessoais, problemas familiares, pressão dos colegas, redes sociais, entre outros.
A meditação pode ajudar a diminuir os efeitos causados pela “pressão”, auxiliando no controle da ansiedade. Também ajuda a aumentar o otimismo e os níveis de atenção. Já a longo prazo, melhora o foco mental e a função cerebral.
Como esta prática fortalece a conexão mente-corpo, também ajuda a promover comportamentos mais saudáveis – especialmente no público adolescente. Em sala de aula, a meditação pode trazer diversos benefícios, como: Melhora no foco e no desempenho, mais calma e paciência, redução do estresse e da ansiedade, dentre outros.

Mascote – O presente projeto tem a finalidade de envolver a família no processo
ensino/aprendizagem, através de atividades diferenciadas. Espera-se que essa parceria
torne não somente um objeto de construção coletiva, mas que desperte o senso de
responsabilidade e interação entre escola, alunos e pais e venha contribuir com o
desenvolvimento da aprendizagem dos alunos de uma forma prazerosa.

Objetivos:
• Trabalhar a construção coletiva, respeito e cuidado com algo que se caracteriza patrimônio
de todos;

• Utilizar o diário que acompanhará a mascote como um gênero textual a ser trabalhado
pelos alunos;
• Estimular o grupo a ver o mundo como uma construção de responsabilidade de todos, que
devemos zelar pelo nosso planeta pensando em si, no outro e no mundo;
• Promover a interação entre escola e família;
• Promover momentos educativos entre professor, alunos e pais;
• Incentivar a produção de textos variados;
• Estimular a capacidade do aluno a pensar, construir, elaborar e reelaborar conceitos,
avaliar, criticar, interpretar, isto dentro de uma perspectiva dialética de construção do
conhecimento;

Atividades

Galeria

Horários

Meio Período – 8h às 12h20 / 13h20 às 17h40
Integral– 7h45 às 18h
Semi-Integral – 8h às 14h / 12h às 18h

Dúvidas?

WhatsApp chat